domingo, 10 de agosto de 2014

O nosso papel na limpeza da cidade

Lixo e problema do município, eu pago a taxa de lixo e eles que tirem o lixo

E comum ouvir essa frase em conversa com amigos, vizinhos e ate em conversa nas filas de banco por ai, mas sera que isso corresponde a verdade?
Muitas vezes a beira dos bares,  encontram-se montes de garrafas partidas, plásticos no chão fruto de uma noite de bastante diversão. E em volta do grandes mercados populares das cidades, tanto lixo orgânico como inorgânico. Tudo isso e' bastante normal e quase que já nos acostumamos em viver em volta de tanta sujeira, mas onde esta a nossa responsabilidade para com a limpeza do que e nosso.
Todos nos enchemos nossa boca para dizer que apos a independência o pais e' nosso mas somos os primeiros que dentro de um "chapa" (ou my love) pomos nossa mão de fora da janela ( ou da carroceria) e atiramos garrafas, plásticos, pacotes de bolacha e por ai vai. Sera que foi assim que aprendemos a cuidar da nossa casa, do nosso lar?
Não tiro responsabilidade do município, pois eles tem a obrigacao de recolher o lixo em qualquer ocasião, e que criem condicoes para que haja mais locais para que se possa deitar o lixo "pequeno" mas sera que não e nossa obrigacao manter nossa higiene, nossa limpeza perante uma terra que nos pertence? Onde ficam os valores que nos foram ensinados quando crianças? Se nos que somos os donos da casa não cuidamos dela, que farão os outros que vem de fora?
Uma sugestão, e se quando formos sair de casa andemos com um recipiente (plastico para quem anda a pé) dentro da carteira ou do carro para que em uma ocasião de emergência possamos usar como "lata de lixo" para que possamos respirar e andar numa cidade limpa e quem sabe possamos nos orgulhar.

E a pergunta fica
Qual a nossa responsabilidade para com a limpeza da cidade?

Bom inicio de semana
Nícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário